sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Segunda Revolução Industrial (Fordismo E Taylorismo)

A Segunda Revolução Industrial, inicia-se na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), envolve uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e do aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.

Durante a segunda revolução industrial houve pessoas importantes na revolução, mas as que mais se manifestaram foram o Frederick Winslow Taylor (Taylorismo), e o Henry Ford (Fordismo).


                               Fig: Fordismo e Taylorismo

Frederick Winslow Taylor (Taylorismo)



Nasceu em 20 de Março de 1856 Engenheiro Mecânico “ Pai da Administração Física” Problemas com Sindicalistas Do micro para o macro Publicações Administração Científica Princípios de padronização e simplificação Enterprise Hydraulic Works Morreu 21 de Março de 1915/ 1917?. 

Taylorismo Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes Incentivos salariais e prêmios por produtividade Condições de trabalho: O conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade.

Aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais.

Taylor determinou o intervalo de tempo ideal para se completar uma tarefa, assim o gerente poderia determinar se uma pessoa estava trabalhando corretamente. Visão mecanicista do trabalho “ Não nos importamos com sua iniciativa”



Henry Ford


Nasceu em 30 de Julho de 1863 Morou em uma Fazenda do interior dos EUA Ford Motor Company, 1903 Uso da Integração Vertical Filosofia de Trabalho Ford Modelo “T” Ford Model “A” Ford Airplane Company Morreu em 7 de Abril de 1947 Ford em 1888.

O Fordismo é um sistema racional de produção em massa, que transformou radicalmente a indústria automobilística na primeira metade do século XX.   Um sistema produtivo baseado numa linha de montagem. Aumento da produção no menor espaço de tempo, utilizando o trabalhador que reproduzia mecanicamente a mesma ação durante todo o dia. Os veículos eram colocados numa esteira e passavam de um operário a outro para que cada um fizesse sua parte no serviço.

O salário dos operadores aumenta conforme produção de somente 1 modelo   Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra.

Três princípios básicos: 1)  Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado; 2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação; 3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

Primeiro veículo auto-propulcionado “Quadriciclo”


                               Fig: Modelo T 1 de Outubro de 1908 


Sem comentários:

Enviar um comentário