Teletrabalho
Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho à distância. Concretamente, trata-se de trabalho que é realizado quando se está a utilizar equipamentos que permitem que o trabalho efetivo tenha efeito num lugar diferente do que é ocupado pela pessoa que o está a realizar.
É uma área em rápido crescimento no início do terceiro milénio.
Fig 2: Teletrabalho
Vantagens
§ A maior autonomia;
§ A possibilidade de estabelecer e controlar um ritmo de
trabalho próprio;
§ A redução de despesas de transportes e alimentação;
§ A diminuição do stress;
§ Mais tempo livre;
§ A possibilidade de melhorar a qualidade de vida em
família.
Desvantagens
Do ponto de vista da
Empresa
§ Dificuldade em controlar/supervisionar o trabalho
Para que uma empresa seja bem sucedida num ambiente de
teletrabalho, é preciso haver algumas restruturações a uma metodologia tradicional
de controlo de trabalho efetuado pela observação, para uma metodologia de
tarefas. Os trabalhadores devem ser mais autónomos e, como tal, ao efetuar o
planeamento de um projeto, é preciso ter isto em consideração.
§ Resistência à mudança
Ao implementar uma metodologia de teletrabalho numa
empresa irão sempre ocorrer resistências à mudança. Normalmente, o teletrabalho
é visto ainda como um benefício para alguns e apenas se pode incluir numa
metodologia destas alguém que se voluntarie.
§ Falta de Empenho dos trabalhadores
Nem todos os que pretendem trabalhar a partir de casa
têm o perfil indicado para isso. Só pessoa com bastante disciplina é que
conseguem manter, ou até mesmo melhorar a sua produtividade.
§ Diminuição da coesão no seio da empresa
Um risco que se corre ao afastar fisicamente os
trabalhadores, é a de que os valores da empresa se percam, pois deixa de
existir o contacto físico.
§ Investimentos associados
Para que alguém consiga trabalhar a partir de casa, é
necessário dar as condições tecnológicas para isso.
§ Riscos de Segurança
Como referido no ponto anterior, um aspecto importante
é o da segurança dos dados da empresa. Com o trabalhador fora das instalações,
o risco de uma fuga de informação, deliberada ou não, aumenta bastante.
§ Questões legais
Podem-se levantar algumas questões legais às quais a
empresa terá que despender algum tempo e recursos. O trabalhador deixa de estar
obrigado a estar na mesma área geográfica da empresa, ou seja, ele pode estar
noutro país. Assim, como foi referido num ponto anterior, o custo que se poderá
poupar ao contratar serviços num local mais barato, pode ser contrabalançado
por questões legais.
Do ponto de vista do
empregado
§
Isolamento
social
Sendo
o teletrabalho executado no local de habitação do trabalhador, não existindo
necessidade de se deslocar diariamente às instalações da empresa, ocorre uma
falta de interação social, o trabalhador enfrenta uma enorme solidão,
provocando eventuais impactos psicológicos, tais como depressões.
§
Isolamento
profissional
O
trabalhador não tem contactos informais com os colegas de trabalho e até mesmo
com a hierarquia. O trabalho isolado que efetua sem o contacto face a face com
os colegas, provoca insegurança.
§
Redução
das oportunidades profissionais
O
afastamento físico do local onde a empresa labora, pode levar ao esquecimento
do trabalhador, e consequente penalização, em eventuais promoções, na
frequência de ações de formação, na atribuição de prémios devido a uma má
avaliação.
§
Contrato
de trabalho
O
facto de o trabalhador celebrar com a empresa um contrato de trabalho
individual específico, e existindo ainda lacunas legislativas, o trabalhador
poderá ter mais dificuldades em efetuar reivindicações laborais, podendo mesmo
não usufruir de regalias económico-sociais.
§
Problemas
familiares
A
degradação da vida familiar poderá ocorrer. O trabalho e a família partilham o
mesmo espaço.
§
Trabalho
e lazer
Sendo
o espaço de trabalho comum ao da habitação, o trabalhador pode prolongar o seu
tempo de trabalho diário, não fazendo a separação do tempo de trabalho/lazer.
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